terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

apenas feche os olhos e curta a falta de sentido da vida....

É faz muito tempo que eu não escrevo e sinceramente não sei por que passei tanto tempo sem postar alguma coisa, deve ser minha fase de transição, estou virando hominho, não que eu não fosse, mas existem vários sentidos para esta palavra, digamos que eu estou amadurecendo mais, deixando bem claro que amadurecer não é apenas crescer, mas saber por que se está crescendo ou simplesmente desistir de procurar “porquês”, exatamente por que o “porquê” é um grande e enfadonho tormento, por que quando tentamos entender o mistério de tudo, acabamos esquecendo que na realidade o Tudo é o mistério.

Esse lance de “sentido”, “caminho”, “destino”, ”progresso” está fazendo com que tanto eu, mas todos os meus amigos seres humanos a entrarem nessa tortura da pesquisa pela verdade ou das respostas difíceis para perguntas inuteis. E quanto mais nos emaranhamos tentando explicar os “porquês” nos aprofundamos em uma areia movediça que nos mantém parados e na melhor das hipóteses patinando, como diria meu amigo HG, enquanto eu fico pensando se fumar vale a pena ou não o cigarro pode se apagar, não estou fazendo apologia a nada e você também não seria tão imbecil em fumar por que simplesmente citei uma musica, por que essa é a total falta de sentido mesmo.

Mas não estou dizendo também que não devamos questionar, inquirir, duvidar, até porque pra se ter uma vida saudável é preciso não acreditar em tudo e não duvidar de nada, mas quando nos aprofundamos demais em nossas comiserações e passamos a idolatrar a busca por um sentido, corremos o serio risco de perder o simples da vida, como que 99% das pessoas que não vão se divertir em uma montanha russa é por que pensam demais nas engrenagens, peso com altura, se o ISO aprovou a bagaça ou outras coisas que nosso cérebro inventa para nos preservar de uma avaria física ou mental, (eu disse 99% porque eu, por exemplo, não é por medo que não ando de montanha russa, na verdade é por que, é por que... é...), quando se pensa demais no sentido faz com que tudo seja sem sentido, como Salomão que queria encontrar a felicidade e passou a vida inteira atrás dela a perseguindo como alvo, como um fim, mas o homem mais sábio de todos os tempos pisou no tomate ao achar que acharia algo que o fizesse feliz, foi uma perseguição cruel e impiedosa contra a felicidade tanto que ela fugiu dele e o mesmo esqueceu-se de ser feliz enquanto procurava ela. Como um homem que passa a vida inteira subindo na vida, subindo, subindo e quando chega perto do fim, percebe que subiu no prédio errado e já é tarde demais.

Como Salomão existe muitas outras pessoas que acabam perdendo a vida tentando achar um sentido nela, não sei se é o que Jesus quis dizer falando que quem tentasse achar a vida a perderia e quem a perdesse a ganharia, isso parece uma ordem tirana de um déspota megalomaníaco, mas se você ver bem é um conselho e dos bons, Jesus não diz que fará com que a pessoa perca a vida por uma maldição, punição,
mas a pessoa perdera por vontade própria, desistindo dela.

Salomão perdeu tendo tudo, João Batista achou tendo nada, o maluco que Jesus pediu pra ele doar tudo aos pobres perdeu a chance de provar mais da vida perdendo tudo, Elias já teve que comer da comida de uma senhora paupérrima e endividada. Agora eu te pergunto: pra quem a Bíblia da mais ênfase? O Rapaz que nem se fala o nome? Ou Elias?
O sentido da vida é que ela não tem sentido nenhum.

Porem um erro muito comum também é querer se tornar um eremita, um mendigo ou alguém que fazer um voto de pobreza como se para tocar a Deus precisasse de métodos, Deus não precisa nem de métodos nem da falta do método para se revelar, se ter tudo pode ser um modo de se perder a vida, não significa que perder tudo pode ser um atalho, pois para Jesus não existe atalhos mas Ele frisa apenas o CAMINHO, Ele é o CAMINHO, ninguém vai ao pai senão por Ele, como eu já disse não são ordens tirânicas, é apenas a VERDADE, por que Ele fala do que Ele mesmo é, única, simples e maravilhosamente a VERDADE. Esse é o único CAMINHO para se ter a VIDA, não uma vida melhor, não uma vida mais fácil, não uma vida mais prospera,
mas simplesmente a VIDA.

O que eu quero é apenas relaxar Nele, é estar Nele e tentar fazer Ele crescer em mim, não me esbaldando com as coisas prazerosas, maravilhosas e necessárias que ele me deu, como se tentasse me afogar em um copo d água, ou privando meus sentidos das coisas belas e úteis que Ele fez pra mim, mas quero ser feliz enquanto vivo, respiro e me relaciono, não me relacionando com Ele para ser feliz, porém sendo feliz me relacionando com Ele, não achando que o meu apartamento novo que eu estou adquirindo me fará o homem mais feliz do mundo, mas sendo o homem mais feliz do mundo morando no apartamento que Ele me deu, e não colocando sobre a Lilian minha futura esposa a responsabilidade de me fazer feliz e me sentir amado egoisticamente falando , mas ser o homem mais feliz do mundo estando com ela, pois a felicidade, alegria, DEUS, CAMINHO, VERDADE e VIDA não são fins mas são meios, o fim não existe, o sentido não existe,
só serve para transformar o cérebro em gelatina como fez com Nietzsche.

Como já disse, não quero ser dono da verdade por que a VERDADE não tem dono, só quero parar de cruzar o Rio inteiro atrás de água, quero levar a vida um pouco mais a serio, prestando atenção aos detalhes com cuidado para não deixar nada para trás mas também não a levar demasiadamente sem brilho, mas rir o Maximo possível de tudo que eu posso, fazendo com cada momento bom ou ruim mais que um aprendizado mas uma vida, sem corretivo,
aceitando o que eu sou e evoluindo.

Não quero tentar conquistar essa tal de alegria, porém me alegrar enquanto eu vivo em meu apartamento, com minha noiva linda e com Jesus com muita esperança, mas sem me perder com expectativas humanas pois graças a Deus, ele destrói todas as expectativas e ele é muito bom nisso...nunca o convide para um velório, ainda mais de cunhado chato...por que ele acabou com todos que Ele entrou, a vida com Ele é como uma montanha russa... Impresiviel, com altos e baixos, impactante, nervos a flor da pele, mas adrenalina a mil e graças a Ele mesmo totalmente sem sentido...pergunte pra Jó para você ver! (gente que saco, por que essa neura toda com a montanha russa?
Nem medo eu tenho!!! Hunfff)

Um comentário:

miranda disse...

Isso aí meu querido faz tanto tempo, que nem tempo tenho de por aqui passar. Mas li e já alimentei a saudade, logo mais quem sabe a gente bate aquele papo.